quinta-feira, agosto 30, 2012


UNIÃO HOMOAFETIVA

Em decisão inédita, Previdência concede salário-maternidade a um homem

 
Agência Brasil - 29/08/2012 - 08h17

O Ministério da Previdência Social reconheceu nesta terça-feira (28/8) o direito de um homem receber salário-maternidade por 120 dias. O CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social) julgou nesta manhã a questão de dois pais adotantes, em união homoafetiva, que receberão o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A decisão foi inédita, no âmbito administrativo do órgão, e não pode mais ser contestada pelo instituto, exceto na Justiça.
Na legislação, o salário-maternidade é pago à mulher segurada em decorrência do parto (inclusive o natimorto), aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção pelo período de 120 dias (licença-maternidade).
De acordo com a presidenta da 1ª Câmara de Julgamento do CRPS, Ana Cristina Evangelista, que presidiu o julgamento, as quatro conselheiras que participaram do processo votaram em unanimidade pelo direito de os pais receberem o benefício, baseadas na análise da Constituição e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
“Estamos falando da Previdência reconhecendo salário-maternidade para um homem. Não poderíamos negar um direito que existe de fato por causa de uma questão semântica [na legislação, consta que 'beneficiária' tem direito ao salário]. A criança tem o direito, o ECA assegura e esse foi o entendimento da composição da Câmara. Isso foi um grande avanço tanto para a área administrativa quanto para a previdenciária”, disse a presidenta Ana Cristina.
A decisão, no entanto, não significa que o direito ao salário-maternidade é extensivo a todos os pais que se enquadrarem em situação semelhante. A legislação previdenciária continua não prevendo um salário para os pais, espécie de “salário-paternidade”, informou Ana Cristina. Os interessados terão de pleitear esse direito e as situações serão analisadas caso a caso.
A reportagem tentou contato com Lucimar Quadros da Silva, o pai que receberá o benefício, mas não teve resposta até o momento.
Em nota divulgada pela Previdência, o beneficiário diz que ele e o companheiro querem ter o direito de cuidar do filho. “Além disso, os cuidados e atenção são um direito da criança, não meu ou do meu companheiro. Quem sabe com essa decisão outras crianças possam ter o mesmo direito”, disse o pai, na nota.
O INSS informou, por meio de nota à Agência Brasil, que a decisão é interna e administrativa do CRPS e que o presidente do Conselho, Manuel Dantas, não irá se pronunciar.
Outro ponto inédito no julgamento foi o fato de ter ocorrido pela primeira vez um processo virtual no órgão. A Câmara da Previdência fica localizada em Brasília e as partes interessadas participaram do julgamento por meio de videoconferência no Rio Grande do Sul. Para a presidenta da Câmara, a possibilidade de usar processos virtuais no órgão irá inaugurar uma “nova era”.
O advogado Theodoro Vicente Agostinho, da Comissão de Seguridade da OAB-SP  (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo) e coordenador do curso de pós-graduação do Complexo Educacional Damásio de Jesus explica,  "Sabemos que as normas não permitem “legalmente” o direito ao salário-maternidade para os homoafetivos. No entanto, as pessoas que se encontram nessa situação devem procurar seus direitos, pois a sociedade, bem como seus pensamentos e dogmas sofrem uma constante evolução e o conceito de familia, neste caso, é a prova disso. A decisão da Previdência Social, sempre tão bombardeada, aqui demonstrou-se corajosa e acertada, pois avançou na interpretação da legislação e se adequou aos novos ares da sociedade moderna".
*Com informações da redação

4 comentários:

Anônimo disse...

So I learned tips on how to add a Facebook comment box to
my Blogger site (with the aid of a code from Facebook social plugins site), however the problem is, the same comments appear for
each of my posts. It's just like a feature targeted being a comment box for the entire site, but is shown at every single post, which is stupid! How can you reach have Facebook comment box in Blogger but different comments for every post?.

Take a look at my web blog - http://Paginasamarillas-Atl.com/

Anônimo disse...

Versaute Teenies ab 18 live hinter der eigenen livecam.
Willst du dich mit ihnen treffen? Melde dich jetzt kostenlos an und du erhälst gleich 50 Coins für die liveshows umsonnst!
Beobachte versaute [b][url=http://free-teen.org]Teen Webcams[/url][/b]. Gerade erst 18 und schon so sexhungrig.

[url=http://egymixawy.eb2a.com/vb/showthread.php?p=9489#post9489]Free Teens[/url]
[url=http://no2fat-yes2fit.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=11886]FreeTeen[/url]
[url=http://worldofopinion.com/Forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=48982]Live Teens[/url]

[url=http://loucamin.free.fr/punbb/viewtopic.php?pid=1439#p1439]Free Teens[/url]
[url=http://www.bella-grata.net/index.php?topic=20653.new#new]Teen Livecam[/url]
[url=http://iservice43.ru/forum/index.php?action=profile;u=1094]Teen Livecam[/url]

http://reseau-cap.fr/memberlist.php?mode=viewprofile&u=6116 http://softforandroid.org/user/CamTeeny/ http://arcad.com.vn/forum/member.php?201797-CamTeens teen[/url]

Anônimo disse...

Howdy just wanted to give you a quick heads up. The text in
your content seem to be running off the screen in Firefox.
I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with web browser compatibility but I figured I'd post to let you know.
The design and style look great though! Hope you get the problem solved soon.
Many thanks

Feel free to visit my blog kuangze.com

Anônimo disse...

Thank you for some other informative website. Where else may just I am getting that kind of info written in such an ideal method?
I have a venture that I'm just now running on, and I've been at the glance out for such info.


Feel free to surf to my blog post :: Dental Implants Cost